Buscar
  • pulsaodescrita

Proparoxítonas, paroxítonas e verbos na correção automática de acentuação do Microsoft Word

Atualizado: 13 de out. de 2021


Há tempos que a falta de acento para algumas palavras proparoxítonas que o Word deixa passar nos chama a atenção; substantivos que têm equivalência com verbos, como, músico/musico, círculo/circulo, fábula/fabula e dúvida/duvida.

Em um dos nossos últimos trabalhos, no entanto, a surpresa foi com o adjetivo paroxítono úteis, que não estava acentuado (uteis) e para o qual o Word não indicava marcação de erro ortográfico. Primeiro estranhamos a falta do acento, mas lembrando de algumas palavras, como as citadas, nos perguntamos:

Será uteis um verbo conjugado, dado o sufixo 'eis' de terminação verbal de 2ª pessoa do plural?

Eis mais espanto quando descobrimos que sim!


Recorremos ao dicionário para buscar entender essa palavra tão nova para nós. Das muitas opções de dicionários online utilizamos bastante o Aulete, principalmente por sua ferramenta analógica, excelente para quem gosta de escrever e encontrar sinônimos e ligações de ideias.

A primeira ocorrência para o verbo utar é "o mesmo que outar". E, então, novas perguntas: O que é outar? "O mesmo que joeirar". O que é joeirar? "Separar o joio do trigo". Por extensão: "Separar o ruim do bom; peneirar".

Separando, portanto, o joio do trigo...

Nas escolas são comuns as cobranças para que estudantes aprendam as regras de acentuação e as usem corretamente em suas produções escritas; por outro lado, vemos que a falta de acento é corriqueira em diversos textos de circulação social, seja na mídia impressa ou em outras fontes escritas de informação.

Acreditamos que apesar das regras é necessário discutir, conversar e problematizar as convenções gramaticais. Não devemos confiar cegamente nos recursos tecnológicos das correções automáticas de textos escritos, pois nossa língua é muito diversa e há encruzilhadas que podem nos levar a caminhos ainda desconhecidos, mesmo para nós pessoas adultas, mesmo para nós profissionais da área.

Que vós uteis substantivos e adjetivos dos verbos e ouvi-nos: não uteis a revisão de vossos textos. Ou seja, separe substantivos e adjetivos dos verbos, e por favor: não separe a revisão dos seus textos!

Conte com a Pulsãodescrita!

44 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo