Neste espaço disponibilizamos alguns trabalhos realizados pela Pulsãodescrita
A reprodução parcial ou total dos trabalhos não só é permitida como incentivada, desde que não vise o lucro de indivíduos ou empresas e a fonte seja sempre citada.
Francis.
Vísceras Sonoras.
São Paulo: Pulsãodescrita, 2021.
Este material recebeu o nome de zinencarte (zine + encarte). Com fotos, textos reflexivos e as letras das canções, conta o histórico do projeto musical Vísceras Sonoras. Para escutar as músicas, busque na sua plataforma de preferência (Spotify, SoundCloud etc); para contribuir financeiramente utilize: https://viscerassonoras.bandcamp.com/. Vale destacar que neste documento está a crônica João Brandão adere ao "Punk"?, de Carlos Drummond de Andrade, publicada no Jornal do Brasil, em 1983.
â
Para ler o zinencarte, clique aqui: Vísceras Sonoras
MARTINS, Bruno.
Crônicas de uma educação possível.
São Paulo: Lampião Conteúdo e Conhecimento, 2018.
"Neste livro, o posicionamento é direcionado em defesa da empatia, colaboração, cooperação e solidariedade. O respeito à humanidade e suas construções culturais é peça fundamental do mosaico proposto pela concepção de educação do Bruno. A argumentação sincera compõe o discurso da democracia atuante em prol de uma sociedade crítica, equilibrada entre o rigor científico e a espontaneidade da criatividade humana". Francis, maio 2018 (Editor do livro).
Para a edição digital, clique aqui: Crônicas de uma educação possível
Para a edição impressa, troque ideia com: bruno@lampiaoci.com
R$ 25 com frete incluso para todo o Brasil
ERMEL, Patricia.
Da altura dos gritos.
São Paulo: Fábrica de cânones, 2021.
Da altura dos gritos é o livro de estreia de Patricia Ermel. Patricia é atriz e socióloga, pós-graduada no curso Formação de Escritores do Instituto Vera Cruz, mestranda em Psicologia Clínica na PUC-SP.
"... O inusitado, o ritmo frenético, os surtos imagéticos, a urgência em tornar acontecimento voz são marcas dessa autoria que se realiza nos textos tanto quanto no trânsito entre eles, pois é no lapso, nas lacunas que o leitor amarra as histórias que lê, impossibilitando definição clara de gênero... É um livro sobre vidas que se vivem intensamente. Sobre uma mulher sempre grávida de sua própria maternidade...". Geruza Zelnys (Orelhas do livro).
Atlas da Violência.
São Paulo: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada; Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
O Atlas da Violência foi criado em 2016 e é gerido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) com a colaboração do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). Em geral, a publicação é anual, sendo considerado um dos documentos mais importantes a respeito da temática da criminalidade e da violência no país, com dados atualizados periodicamente.
â
Para conhecer mais sobre o Atlas da Violência, clique aqui.
Revista Brasileira de Segurança Pública.
São Paulo: Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
A Revista Brasileira de Segurança Pública é uma publicação semestral interdisciplinar do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, que tem como objetivo contribuir com a ampliação e a consolidação do campo de estudos sobre segurança pública. Ao longo de sua história, a RBSP publicou, até o fim do primeiro semestre de 2020, 299 textos.
â
Para conhecer mais sobre a Revista, clique aqui.
PETRONI, Lucas.
A Revolução Rawlsiana.
Estado da Arte: Revista de Cultura, Artes e Ideias, 2021.
Em comemoração ao centenário de nascimento do filósofo político John Rawls, Lucas Petroni conversa neste artigo sobre a obra Uma Teoria da Justiça (TJ), de Rawls, que completou 50 anos desde sua primeira publicação. A TJ de Rawls é considerada uma das obras mais importantes da filosofia política, equiparada ao Leviatã de Hobbes. Enquanto este trata do Estado Moderno, Rawls trata das democracias contemporâneas.
Lucas é pesquisador do Cebrap (Centro Brasileiro de Pesquisa e Planejamento) e pesquisador associado ao Ceps (Centre for Ethics, Politics and Society), da Universidade do Minho (Portugal). Nessas instituições, desenvolve pesquisas sobre os fundamentos normativos de reivindicações distributivas. Atualmente, tem como objetivo analisar e compreender reivindicações de injustiça econômica em sociedades altamente desiguais.
Para acessar o artigo do Lucas, clique aqui.
CANLE, Max Gómez.
MGC, Maz Gómez Canle. Libro de Artista.
Buenos Aires: Ruth Benzacar Ediciones, 2017.
Este livro do artista plástico argentino Max Gómez Canle apresenta sua obra desde o começo da trajetória até o fim do ano de 2016. A edição conta com um ensaio escrito por Rafael Cippolini, que joga com os procedimentos artísticos de Max, nos conduzindo no aprofundamento sobre a arte contemporânea.
Na mesma edição, todos os textos estão em línguas espanhola, inglesa e portuguesa, para esta, a Pulsãodescrita realizou a tradução.
Exposição Meta-Arquivo: 1964-1985: Espaço de Escuta e Leitura de Histórias da Ditadura.
Organização: Sesc-SP; Parceria: Memorial da Resistência. Curadoria e pesquisa: Ana Pato.
Produção: Nós da Produção, 2019.
Reunindo obras inéditas de Ana Vaz, Grupo Contrafilé, O grupo inteiro, Giselle Beiguelman, Ícaro Lira, Mabe Bethônico, Paulo Nazareth, Rafael Pagatini e Traplev, a Exposição Meta-Arquivo reflete sobre a documentação pública arquivada pelo Estado Brasileiro. Criadas a partir de documentos históricos do período da Ditadura Civil Militar Brasileira, as obras discutem os processos que levam ao apagamento das memórias, e a importância dos acervos documentais da história. A Pulsãodescrita realizou as transcrições de conversas, entrevistas, pesquisas e aulas-performances.
Revista Visão Agrícola: Cafeicultura.
São Paulo: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, Esalq/USP; Edição geral: Pyxis Editorial e Comunicação, n. 12, jan./jun. 2013.
A Revista Visão Agrícola é uma publicação técnico-científica da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, Esalq/USP. Os temas são os de relevância para a agricultura brasileira. Destina-se ao setor produtivo, às pessoas agricultoras, pesquisadoras, docentes e estudantes da área de ciências agrárias.
SILVA, Davi Roberto R. Soares da;
LOUZADA, Felipe Pereira.
Renda Variável. Tipos de investimentos, tributação e como declarar.
São Paulo: B18, 2021.
Renda Variável é uma espécie de manual sobre os aspectos práticos da tributação da renda variável, e como suas diversas transações financeiras devem ser informadas na Declaração de Imposto de Renda
DIAS, Lúcio Mauro.
Os Guardiões da Santa. Vol. 2.
São Paulo: Penalux, 2007.
Os Guardiões da Santa resgata histórias sobre o dia a dia dos retratistas de Lambe-Lambe da cidade de Aparecida do Norte. Lúcio Mauro nos conta como era o ofício desses profissionais numa época em que suas atividades sofriam ameaça de extinção frente à popularização da fotografia.